sexta-feira, 18 de maio de 2018


Teoria reflexiva da aprendizagem, (resumo).
A teoria acima referida, inscreve-se como um conjunto de pressupostos que postulam que o sujeito é activo na construção das suas estruturas cognoscitivas, a função principal desta teoria é o desenvolvimento de indivíduos com pensamento crítico-reflexivo em relação a realidade que o circunda, desta forma, contribuíra para a solução das demandas sociais que se lhe apresentam.
As teorias construtivistas influíram sobremaneira na teoria da aprendizagem reflexiva, trazendo a perspectiva de que o sujeito é activo na construção do seu conhecimento.
Ao aplicar-se este conjunto de pressupostos ao ensino superior, espera-se que o perfil de saída de um técnico superior circunscreva-se ao ganho de uma aprendizagem significativa.
Em suma, a teoria dá supremacia à construção das estruturas cognitivas do aluno, e este afigura-se como um sujeito activo que consegue gerir os conflitos cognitivos que se lhe propõem. No ensino superior busca-se, um aluno activo que possa ter uma aprendizagem global advinda da aprendizagem pela descoberta que ao mesmo tempo é significativa.  





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