Teoria
reflexiva da aprendizagem, (resumo).
A
teoria acima referida, inscreve-se como um conjunto de pressupostos que
postulam que o sujeito é activo na construção das suas estruturas
cognoscitivas, a função principal desta teoria é o desenvolvimento de indivíduos
com pensamento crítico-reflexivo em relação a realidade que o circunda, desta
forma, contribuíra para a solução das demandas sociais que se lhe apresentam.
As
teorias construtivistas influíram sobremaneira na teoria da aprendizagem
reflexiva, trazendo a perspectiva de que o sujeito é activo na construção do
seu conhecimento.
Ao
aplicar-se este conjunto de pressupostos ao ensino superior, espera-se que o
perfil de saída de um técnico superior circunscreva-se ao ganho de uma
aprendizagem significativa.
Em
suma, a teoria dá supremacia à construção das estruturas cognitivas do aluno, e
este afigura-se como um sujeito activo que consegue gerir os conflitos cognitivos
que se lhe propõem. No ensino superior busca-se, um aluno activo que possa ter
uma aprendizagem global advinda da aprendizagem pela descoberta que ao mesmo
tempo é significativa.
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