segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS NO INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DA HUÍLA: REFLEXÃO SOBRE OS REFERENCIAIS E OS DESVIOS - 8ª Conferência Forges


Resumo

O presente artigo faz uma incursão no sistema da avaliação das aprendizagens no Instituto Superior de Ciências da Educação, centrando as reflexões nos normativos e nas práticas avaliativas, procurando aferir os possíveis desvios, num contexto em que existem indícios de práticas pouco convencionais, como é o caso da fraude académica “cábula”. Entenda-se que o vocábulo cábula será aqui parafraseado no seu sentido global. 

A Avaliação das Aprendizagens, inscreve-se como um campo de frutífero estudo em Angola. Ao indagar-se, tal pressuposto, admite-se a ideia de que é a partir da investigação que se traçam propostas contextualizadas que poderão contribuir para a melhoria do processo e das práticas avaliativas. Por este motivo é necessário que o Ensino Superior Angolano deixe de sobrevalorizar práticas avaliativas mais quantitativas ligadas a quantificação de resultados e invista em práticas mais ligadas a avaliação qualitativa da aprendizagem. 

Também, é preciso que os estudantes desenvolvam uma cognição mais abalizada sobre os pressupostos metodológicos na elaboração de trabalhos científicos, desencorajando o tão habitual “copiar e colar”. 

Portanto, o artigo em causa é, antes de mais, descritivo e sedimenta-se numa pesquisa documental suportada por uma análise de campo da qual foi possível aferir um conjunto multifacetado de dados. Os sujeitos da pesquisa são professores do ISCED  – Huíla. Os dados recolhidos permitem ter um conhecimento acerca de: Qual é o perfil do professor do ISCED – Huíla; como são efectuadas as avaliações das aprendizagens no ISCED – Huíla; quais são os desvios mais comuns na Instituição em referência. A amostra da pesquisa recaiu em 43 professores do ISCED - Huíla. Os instrumentos aplicados para o diagnóstico foram, respectivamente, da autora Devesa, adaptados à nossa realidade. 


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