Tipo de documento: artigo;
Autores do caso: Luciene Maria Miquelon Nascimento;
Tópico curricular: meio ambiente - conscientização acerca do meio ambiente;
Contexto - Qual o ano de escolaridade dos alunos, local geográfico, tipo de escola (cidade, rural): Alunos do 6º ao 9º ano de escolaridade da escola Municipal 5-14-029 Malba Than bairro Arajá do município do Rio de Janeiro;
Objectivos e competências que se pretendia alcançar: conscientizar os educandos na construção do conhecimento em prol de um mundo melhor, aprendendo e construindo o conhecimento de maneira lúdica;
Estratégia/actividades que foram realizadas: foram utilizadas as seguintes estratégias foram realizadas actividades de exposição, pesquisa, simulação, apresentação feita pelos alunos como: teatro, elaboração de cartazes, elaboração de uma HQ, confecção de jornais, preenchimento de questionários, resolução de desafios e jogos e aula de campo.
Quais os papeis dos alunos e do professor?: na primeira etapa o aluno apresenta um papel passivo enquanto que, na segunda etapa mais prática da aula o aluno assume um papel mais activo, não limitando-se, dando a sua opinião sobre o assunto em questão e resolvendo exercícios. O professor tem um papel directivo/facilitador.
Utilização da tecnologia: a tecnologia foi utilizada para aprender com as tecnologias porque o software foi utilizado como suporte de aprendizagens sobre o meio ambiente.
Que tipo de avaliação foi feita e que instrumentos foram utilizados?: a avaliação foi formativa para verificação das aprendizagem, a nível das tarefas, exibição, apresentação, montagem, colaboração e participação dos alunos.
Teorias de aprendizagem utilizadas: a teoria utilizada é a construtivista pois esta ferramenta visa a construção do conhecimento do aluno, dando ênfase na participação directa do próprio no processo de aprendizagem.
Recursos utilizados: como software utilizou-se o webquest como plataforma educativa.
Hardware: telefones andróides.
Sem comentários:
Enviar um comentário