sexta-feira, 18 de maio de 2018

Resumo e síntese da aula nº 4


Fazendo uma panorâmica geral daquilo que são as TIC no sistema Educacional brasileiro, vemos um grande avanço no desenvolvimento das mesmas, porque segundo Valente (1997), elas já vêm a funcionar há mais de 40 décadas, e que eram usadas em serviços de saúde, laboratórios de física, química e biologia.
As TIC no panorama brasileiro evoluíram de forma faseada, tal evolução é marcada a priori pelas concepções neoliberalistas, estas visavam a formação de mão-de-obra capacitada, isto é, formandos que manuseassem as tecnologias emergentes com eficiência. Outrossim, verificou-se nos anos 80/90 uma grande evolução no incremento de centros de pesquisa no Brasil, criados inicialmente pela Universidade de Campinas e mais tarde, implementados pelo governo brasileiro.
Assim, pode-se dizer que essa evolução obedeceu duas etapas:
A primeira marcada pelas teoria construtivista de Piaget, desta forma, o ensino das TIC devia basear-se no interacção entre professor e aluno durante a utilização de diapositivos tecnológico. Já a segunda fase é delimitada pela componente instrutiva e pelo uso de microcomputadores, para tal, espelhou-se na abordagem Skineriana, valorizando sobremaneira o protótipo estimulo-resposta;
 A evolução das TIC no contexto brasileiro decorreu de forma faseada, embora com alguns contratempos, o que é comum à todos processos dialécticos. Actualmente à comunidade educativa brasileira clama por uma maior liberalização dos diapositivos tecnológicos nas escolas bem como, uma agregação das componentes sociais e culturais no processo de ensino das TIC. Contudo, é deveras importante o incremento da formação da cidadania no ensino no uso das TIC, pois quando forma-se um cidadão consciente de seus valores e deveres, educa-se um indivíduo que respeita a integridade do outro. Uma que se está a valorizar a interacção e a troca de informação entre professores e alunos, o que coloca de lado a educação como modelo de transmissão da informação unidirecional, Blikstein e Zuffo (2003), é fundamental acreditar que não basta introduzir as tecnologias no ambiente escolar, é necessário pensar como elas estão disponibilizadas e como seu uso pode desafiar as estruturas existentes ao invés de reforçá-las.
Na mesma senda de ideias, Papert (2001) afirma que não se deve tomar a tecnologia como a solução, é somente um instrumento, e por si só não implica em uma boa educação, mas a falta de tecnologia automaticamente implica uma má educação.
apesar das inúmeras vantagens que a tecnologia nos apresenta, devemos ter em conta que elas causam deslumbramento em seus usuários, no caso da educação, os professores, gestores e estudantes pois elas passam a falsa impressão que podem resolver os problemas da educação. é pois importante a valorização do aluno como ser activo no processo de ensino e aprendizagem. Blikstein e Zuffo(2003). É necessário criar um espaço virtual nas escolas de aprendizagem multidisciplinar e multi temática para o ensino no uso das TIC. quanto aos professores devem ser capacitados de modo a terem conceitos fundamentais dos modelos de aprendizagem e criação de multimédia e o uso dos ambientes virtuais de ensino na sala de aulas.
 Ainda Papert (2001, p.2), afirma que a tecnologia não é a solução das aprendizagens, é somente um instrumento. logo a tecnologia por si não implica em uma boa educação, mas a falta de tecnologia automaticamente implica em uma má educação. Mas a nossa realidade a falta de possibilidades, meios técnicos e instrutoras apropriadas influencia muito no avanço das TIC nas escolas.
Segundo Sampaio (2011), a interação do conhecimento parte dos professores em trés níveis:
1- Conhecimento dos conteúdos no nível cientifico
2- Conhecimento dos conteúdos no nível pedagógico
3- Conhecimento dos conteúdos ao nível  tecnológico.

Contudo, é deveras importante o incremento da formação da cidadania no ensino no uso das TIC, pois quando forma-se um cidadão consciente de seus valores e deveres, educa-se um indivíduo que respeita a integridade do outro.

Síntese da aula nº 4 

A aula em causa esteve subordinada ao tema: políticas das TIC em Portugal, foi uma aula muito marcada pois tivemos uma explanação brilhante da Dra. Maria João sobre o desenvolvimento das TIC em Portugal. É verdade que Portugal tem políticas mais avançadas no que diz respeito as TIC. É necessário que se invista mais no desenvolvimento e na formação dos professores e não só, rever as próprias políticas de ensino de como introduzir programas de Internet em todas as escolas. Depois do panorama exposto acerca desta temática elaborou-se trabalhos em grupos.


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