Em análise! As Potencialidades das TIC no Ensino das Ciências Naturais.
Tipo de documento: tese;
Autores do caso: Tânia Sofia Guímaro Romão Mateus Martinho;
Tópico curricular: dinâmicas em torno da terra;
Contexto - Qual o ano de escolaridade dos alunos, local geográfico, tipo de escola (cidade, rural): Alunos do 7º. ano do ensino básico da escola Pedro Teixeira, localizada na cidade de Cantanhede de grande abrangência rural;
Objectivos e competências que se pretendia alcançar: que os alunos fossem capazes de manifestar auto-confiança nas relações inter-pessoais e na realização de tarefas diversificadas; manifestar curiosidade e desejo de saber, empenhando-se no aprofundamento dos seus conhecimentos; compreender a importância do espírito crítico nomeadamente a capacidade de auto-crítica com base em situações auto e hetero-avaliação; adaptar a situações novas, tendo em vista uma atitude construtiva em relação a si próprio e aos outros; compreensão da dinâmica da terra com base nos fenômenos e transformações que nela ocorrem.
Estratégia/actividades que foram realizadas: foram utilizadas as seguintes estratégias projecção de vídeos educativos e imagens PowerPoint, elaboração de trabalhos em PowerPoint, resolução de fichas formativas digitais, pesquisa na Internet, entrega de trabalho de casa utilizando o email, realização de um documentário, criação e dinamização do blogue da disciplina, disponibilização dos melhores trabalhos no blogue da disciplina.
Quais os papeis dos alunos e do professor?: os alunos tinham um papel activo no processo de aprendizagem uma vez que que eles elaboravam várias actividades em grupos e individuais possibilitando os mesmo a explorarem os instrumentos tecnológicos de aprendizagem. Quanto a professora assumiu um papel de facilitadora da aprendizagem e directivo.
Utilização da tecnologia: a tecnologia foi utilizada para aprender a mesma.
Que tipo de avaliação foi feita e que instrumentos foram utilizados?: a avaliação foi formativa tendo em vista o crescimento do aluno desenvolvendo nele novas habilidades contribuindo para o seu processo de aprendizagem. Os instrumentos de avaliação usados foram: observação directa, pesquisa na Internet, apresentação oral, rubricas, dinamização do blogue da disciplina, resolução de exercícios, fichas de avaliação formativa, actividade experimental, trabalhos de casa e trabalhos em grupo.
Teorias de aprendizagem utilizadas: a teoria utilizada é a sócio-interacionista uma vez que explora-se a zona de desenvolvimento proximal, na medida em que os alunos com ajuda da professora são levados a alcançar novas aprendizagens. Entre as demandas empreendidas foram realizados trabalhos em grupo e um blogue da (colectivo), da turma demonstrando assim alto grau de interação.
Recursos utilizados: software ( blogue, email, PowerPoint, Internet).
Hardware: computadores da sala de informática.
Sem comentários:
Enviar um comentário